sábado, 18 de novembro de 2017

LEIA A RESENHA E ASSISTA O FILME “A VISITA”



LEIA A RESENHA E ASSISTA O FILME “A VISITA”


Depois de mais de cem anos da invenção do cinema, e com milhares de filmes sendo produzidos a cada ano no mundo inteiro - produção que aumenta a cada dia -, parece que todas as ideias parecem terem sido usadas. Algumas ideias tornaram-se tão repetitivas em filmes que são chamadas de Clichê. E nenhum outro gênero de filmes absorveu tanto clichês quanto filmes de terror.
O clichê em si não é um mal, pois se uma ideia se tornou em um clichê é sinal que deu certo, o problema é quando o filme não acrescenta nada de novo a esses clichês, sendo apenas uma soma deles. O que acaba fazendo com que as histórias fiquem muito parecidas e extremamente previsíveis. Casas mal-assombradas, por exemplo, tornou-se tão comum em filmes de terror que praticamente transformou-se numa categoria dentro deste gênero de filme; é um dos grandes clichês dos Filmes de Terror, mas houve aquele filmes que acrescentam um toque de novidade a isso, como os filmes Os Outros e Sexto Sentido, em que a história é contada pela visão dos fantasmas.




O filme A VISITA, do mesmo diretor e roteirista do ótimo O Sexo Sentido, M. Night Shyamalan, foge um pouco de tais clichês, o que me surpreendeu. O filme foi lançado em 2015. Conta a história da visita de um casal de irmãos que não conhecem seus avós, pois a mãe deles deixou a casa dos pais há 15 anos para se casar com alguém que seus pais não aprovaram. A visita dos irmãos a casa dos avós é recheada de mistérios provocado pelo comportamento sinistro de seus avós. Até que um terrível segredo é desvendado e que pondo suas vidas em perigo.


O filme traz uma forma de contar a história já bem conhecida, usado em filmes como A Bruxa de Blair, por meio da filmagem de câmeras amadoras, no caso, trata-se de um registro de vídeo que que está sendo feito pelos netos para exorcizar as mágoas deixadas pela briga e separação brusca entre sua mãe e seus pais.




Tal modo de contar a história se por um lado foge da forma comum de narração cinematográfica, por outro cria muita artificialidade, principalmente em um filme de terror, em que mesmo durante as perseguições e sustos sofrido por aquele que está filmando, nada disso parece atrapalhar a filmagem.


Bem, mas, no geral, o filme A VISITA é um bom filme que merece ser assistido, pois certamente despertará em você sua curiosidade que o levará a continuar assistindo-o até ao seu desfecho, garantindo bons sustos!

Assista o filme abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário