sexta-feira, 6 de setembro de 2019

O TEMIDO LIVRO NEGRO DE SÃO CIPRIANO

O TEMIDO LIVRO NEGRO DE SÃO CIPRIANO
Quem nunca ouviu alguma história macabra ligada ao famoso livro de São Cipriano? Ou ligada a famosa oração da cabra preta? Ou o terrível ritual da mão da glória? Sem falar, claro, das instruções de como fazer um pacto com o diabo.

Ao redor de seu famoso livro, toda uma série de lendas urbanas se criaram: muitos consideram ser pecado possuí-lo ou simplesmente tocá-lo. Há ainda a crença de que só de possuí-lo já é o suficiente para atrair espíritos demoníacos para perto de si.

Os livros de São Cipriano são, sem dúvida alguma, os livros mais populares de magia existente, podendo ser encontrados em qualquer livraria ou banca de revista. São também estranhamente encontrados em casas de venda de materiais de religiões afro-brasileiras; escrevo estranhamente porque as crenças contidas em tais livros não pertencem à tradição africana, mas sim europeia.


Tais livros, dentro da tradição da magia, são chamados de grimório -- livros que contém fórmulas mágicas para uso do feiticeiro.

Quanto a tais livros, se tornaram tão popular, tão explorados e publicados indiscriminadamente pelas editoras, que não há apenas um livro de São Cipriano mas dezenas deles, sendo em sua maioria livros falsos, criados aqui mesmo em nosso país, que vão desde livros compostos de ingênuas simpatias amorosas, aqueles com conteúdos mais pesados, como O Livro VermelhoO Capa de Aço, e o mais famoso e temido de todos: O Livro Negro de São Cipriano.

Abaixo, o que você pode encontrar nas páginas do Livro Negro de São Cipriano, incluindo a famosa Oração da Cabra Negra:

A Oração da Cabra Preta
A Reza Brava de São Cipriano
* Para fazer contato com os mortos
* Para Repreender um espírito Imundo
* Para fechar o corpo
* Para expulsão de todo o mal
Anotações sobre:
Necromancia
* Sobre os Espíritos
* Sobre os Maus Espíritos
* Para fazer contato com os mortos
* Quebranto, o Olho Mau
* Agonias
* Salvação do Pecador
Esconjuros e Sortilégios
* A Cruz de São Bartolomeu
* A Semente do Feto
* O Trevo de Quatro Folhas
* Sobre a arte de fazer ouro
* O Vidro Encantado
* A Virtude do Azevinho
* O Ovo Clarevidênte
* Ferraduras e Desgraça
Sinais de bom e mal agouro
* Sinais de bom agouro
* Sinais de mau agouro
* Proteções contra mau agouro
Magias de São Cipriano
* Magia para viver sempre feliz
* Magia para o ano ser favorável
* Magia para ficar invisivel
* Magia para Enriquecer
* Magia para fazer duas pessoas brigarem
* Magia para mulher enfeitiçar o homem
* Magia para ganhar no jogo
* Magia para ver pessoas ausentes
Significado dos sonhos
Segredos da Quiromancia
* Os sinais nas mãos
* Divisão Astrológica da Mão
* As linhas do destino
Segredos da Cartomancia
* Significado das cartas de Copas
* Significado das cartas de Espadas
* Significado das cartas de Ouros
* Significado das cartas de Paus
* Como tirar a sorte nas cartas



Mas Afinal Quem Foi São Cipriano?
São Cipriano nasceu em 250 depois de Cristo, em Antioquia, região entre a Síria e a Arábia. Atenção: Não confundir o São Cipriano ex-feiticeiro com outro Cipriano, também famoso que nasceu em Cartago, na África.

O São Cipriano em questão nasceu em uma família rica, de pais pagãos, e que viajou durante a juventude em busca de conhecimentos mágicos, visitando o Egito, a Grécia e Babilônia, ocasião em que se tornou aprendiz da famosa bruxa de Évora.



Em sua cidade natal morava uma bela donzela, filha de pais ricos, chamada Justina. Seus pai, Edeso, e sua mãe, Cledonia, a criaram para levar uma vida pagã, porém, ao ouvir as pregações do diácono Prailo, Justina havia se convertido ao cristianismo. Quando seus pais lhe propuseram casamento com um rico rapaz, Justina se recusou, pois queria dedicar sua vida a Cristo. Foi quando o rico rapaz, Aglaide, recorreu ao conhecimento mágico de Cipriano para conquistar a moça e fazê-la mudar de ideia. Contudo, por mais que o feiticeiro usasse de todos os seus conhecimentos mágicos, recorresse a todos os demônios, mas Justina não cedia, protegendo-se por meio de orações e o sinal da cruz.

Vendo que sua magia não obtia resultado e que existir um poder maior que o seu, São Cipriano se desgostou da magia, e por influência de um amigo cristão, Eusébio, o feiticeiro se converteu ao cristianismo, rasgou seus escritos e repartiu sua riqueza entre os pobres.

A Morte de São Cipriano
Justina e São Cipriano conseguiram converter muitos ao cristianismo, o que chamou a atenção das autoridades romanas que serviam ao imperador Diocleciano. Os dois foram então presos, e obrigados a renunciarem a sua fé por meio de chicotadas. E não obtendo o que queriam, as autoridades romanas jogaram os dois em uma caldeira fervente de banha e cera. E ao verem que os dois continuavam sem abandonarem a fé, foram mortos, em 23 de setembro de 304, por decapitação.

Dizem que Athanasio, acreditando que São Cipriano havia se protegido por meio da magia para evitar o sofrimento da caldeira, pronunciou palavras mágicas e a proteção dos espíritos impuros, e mergulhou na caldeira para testar sua magia. Athanasio foi consumido imediatamente pelo forte calor da caldeira.

O Santo e o Feiticeiro
Como sempre acontece com histórias atribuídas a vidas de personagens que viveram há bastante tempo atrás, os relatos sobre a vida de São Cipriano são imprecisos, confusos, cheios de boatos, e pode ter sido confundida com a vida do outro Cipriano, o de Cartago, que ficou conhecido como o papa da África. Soma-se a isso a possibilidade de que a vida de São Cipriano possa ter sido apenas uma invenção para propagar a ideia de que o cristianismo teria mais poder do que as religiões pagãs.

Os Livros
Do mesmo modo que em relação a vida do santo, não é possível hoje afirmar se os livros e feitiços atribuídos a São Cipriano são de fato dele, devido ao grande números de livros com os mais diferentes títulos e feitos arbitrariamente.

Na realidade, embora os livros sejam atribuídos a São Cipriano eles apareceram muitos séculos após a morte do santo. Sendo a primeira publicação conhecida de um livro atribuído ao santo do ano de 1846.


Baphomet na Página de um Livro de São Cipriano


Vale também lembrar que coisas como direitos autorais, que protegem a obra de ser modificada sem autorização do autor, é coisa recente, e que associar as crenças de um homem pagão, como era São Cipriano antes de se converter ao cristianismo, ao diabo, como é interpretado atualmente, é distorcer totalmente suas crenças, já que o diabo, como uma entidade a representar o mal absoluto, pertence à mitologia cristã, só sendo concebido dessa forma dentro dos critérios do cristianismo. Como exemplo podemos mostrar a associação que traz em alguns de seus livros entre a obra de São Cipriano e o Baphomet, figura que jamais foi cultuada e que foi criada por Éliphas Lévi em seu livro A Doutrina da Alta Magia, de 1855. Portanto, 1305 anos após a morte  de São Cipriano.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário