sábado, 24 de outubro de 2020

CIDADE JAPONESA TEM SURTO DE RELATOS SOBRE PASSAGEIROS FANTASMAS



CIDADE JAPONESA TEM SURTO DE RELATOS SOBRE PASSAGEIROS FANTASMAS

Não raro, ouvimos histórias de taxistas terem pego passageiros “fantasmas”. Uma famosa história é a da Moça do Táxi, que, dizem, que no dia de seu aniversário, seu fantasma costuma pegar táxi próximo do cemitério onde está enterrada, e passear pelas ruas de Belém; um hábito que, segundo consta, era ofertado por seu pai, todo dia de seu aniversário quando a moça era viva. Existindo ainda hoje taxistas que juram terem feito corrida com a misteriosa passageira, que lhes pede para que eles apanhem seu pagamento no outro dia no endereço de seu destino, e lá, descobrem, assustados, que a passageira está há muito tempo morta.


Se você acha que estas histórias de taxistas é coisa de povos de terceiro mundo, supersticiosos, e com pouca instrução, o documentário Mistérios Sem Solução, da Netflix, conta com o episódio Espíritos Pós-Tsunami, que aborda o aumento de relatos fantasmagóricos acontecidos no Japão após o terremoto e o tsunami de 2011, que inclui relatos feitos por taxistas japoneses de passageiros fantasmas terem embarcado em seus táxis e desaparecido ao fim da viagem.



O terremoto de 2011, que foi seguido por terrível tsunami, com ondas com mais de 40 metros de altura, matou mais de vinte mil pessoas das cidades costeiras do norte do Japão, e estranhamente, uma série de fenômenos fantasmagóricos passaram a ser relatados por moradores da região, especialmente da província de Tohoku, em que habitantes da cidade começaram a relatar terem visto a aparição de fantasmas daqueles que haviam sido mortos no desastre. Incrivelmente, vários taxistas da cidade (olha eles aqui), alguns meses após a tragédia, começaram a relatar terem pego passageiros que, segundo eles, sumiram ao chegar ao seu destino.

Kiyoshi Kanebishi

Esses curiosos acontecimentos gerou uma pesquisa comandada pelo professor de sociologia da Universidade de Tohoku Gakuin, Kiyoshi Kanebishi, em que foram entrevistados mais de 100 motoristas de táxi que estavam realmente convencidos de terem visto fantasmas, e teve como resultado o livro Post-Disaster Spirituality de autoria de Kiyoshi Kanebishi. Um desses taxistas disse ter pego um passageiro que, embora fosse verão, estranhamente, usava roupas de frio, e que ao chegar ao destino desejado, ao olhar para o banco de trás para avisá-lo do término da viagem, o passageiro tinha simplesmente sumido. Kiyoshi também afirma que existem evidências que comprovam tais corridas, e que os próprios taxistas tiveram que pagar com o próprio dinheiro pela corrida dos “passageiros fantasmas”.



Psicólogos tentam explicar a grande ocorrência de tais relatos, afirmando se tratar de uma projeção mental causada pelo trauma da tragédia na população local. Explicação que não é compartilhada pela maioria dos moradores da região, que juram terem visto moradores falecidos pelo tsunami em supermercado, ou andando sem rumo pelas ruas da cidade com suas roupas molhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário