sexta-feira, 7 de outubro de 2022

JEFF DAHMER E SUAS LENTES AMARELAS


 

JEFF DAHMER E SUAS LENTES AMARELAS

A Netflix tem causado frisson com sua nova série sobre o serial killer Jeff Dahmer por causar revolta nos parentes de suas vítimas, que reclamam de terem de reviver todo o sofrimento passado. Mas a verdade é que a série fez algo que filme algum sobre Dahmer, ou sobre o tema de assassinos em série, havia feito: ela deu espaço para contar a história das vítimas que sempre foram renegadas apenas a número; também pôs às claras o racismo da sociedade americana que contribuiu tanto para que Jeff Dahmer demorasse a ser pego, pois ele matou, na maioria, negros, provocando pouco caso nas autoridades policiais.


A série também chamou atenção para importantes fatos simbólicos, como o gosto despertado pelo pai de Dahmer no filho pela dissecação de corpos de animais atropelados para serem empalhados — momentos amorosos entre pai e filho que Jeff associou ao ato da dissecação. E que, sem dúvida, levou Jeff Dahmer a associar em sua mente doentia a dissecação dos corpos de suas vítimas como um ato de amor por elas.


Outro fato simbólico importante, é quando Jeff rouba um manequim de uma loja e o leva para seu quarto, e passa a se excitar e praticar atos sexuais com ele. Ato que já demostrava que Dahmer via suas vítimas, assim como o manequim, apenas como um objeto de prazer, e também sua predileção por praticar sexo com alguém imóvel e totalmente passivo, feito um manequim ou um cadáver: um vislumbre de sua necrofilia.




Há também as lentes de contato amarelas que Jeff Dahmer fazia questão de usar. Jeff era fã de vilões de filmes, principalmente de o Imperador Palpatine, do filme Star Wars: O Retorno de Jedi, e o Assassino dos Gêmeos, do filme O Exorcista III.




Esses personagens tinham algo em comum além da maldade, possuíam olhos amarelos quando estavam transformados pelo desejo de causar o mal, Jeff Dahmer imitava-os ao usar uma lente ocular amarela, se identificando com eles, quando o desejo de encontrar uma vítima se tornava insuportável. Porque ele sabia que existia no fundo de sua mente, uma força malévola, um lado escuro de sua alma, que lhe obrigava a matar, dissecar e fazer sexo com as entranhas de suas vítimas.




Teria Jeff Dahmer incorporado à sua personalidade características de seus vilões preferidos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário