domingo, 16 de abril de 2023

(19 DE ABRIL) ANIVERSÁRIO DA MOÇA DO TÁXI

(19 DE ABRIL) ANIVERSÁRIO DA MOÇA DO TÁXI

Em 19 de abril de 1915, nascia Josephina Scardino Conte, que se tornaria mais conhecida como a “Moça do Táxi”, cuja morte originou a mais conhecida lenda da cidade de Belém, e também uma das mais conhecidas lendas urbanas do Brasil. 


Sua lenda afirma que em todo dia de seu aniversário, seu fantasma deixa seu túmulo e passeia de táxi pelas ruas de Belém; hábito adquirido em vida, dado como presente de aniversário pelo pai, e continuado após a morte.


Josephina Sacardino Conte


A bela Josephina era uma garota de temperamento alegre, dócil e carinhoso, estudante do colégio Santo Antônio, que adorava o carnaval de rua da Belém dos anos de 1920. 


A jovem ficou gravemente doente com a idade de 16 anos, e apesar do pai, Nicolau Conte, ser um rico empresário do ramo do calçado, que havia trazido médicos da Europa para auxiliar na sua cura, a jovem faleceu em 1931, talvez, de tuberculose. 


Para amenizar a morte da filha tão querida --- a mais nova de 5 irmãs ---, o pai organizou um grande cortejo fúnebre pelas ruas de Belém, que ficaria gravado na memória de todos por meio de sua lenda. 



Recorte de Jornal da Época Abordando
o Cortejo Fúnebre de Josephina Conte

O carro fúnebre, carregando o caixão de Josephina em meio a grande número de coroa de flores, saiu do Cemitério de Santa Isabel, seguido de inúmeros pessoas, carros e bondinhos, indo até a fábrica de calçados do pai, onde residia sua família, nos altos, e retornando ao cemitério, na manhã de 16 de agosto de 1931. 


O fato do cortejo ter saído do cemitério e ido até a casa da família, foi desejo do pai, algo nunca acontecido em Belém, o que chamou bastante atenção da população e deu a impressão de que Josephina teria voltado à vida, e o corpo retornando, tendo sido um dos fatores que contribuiu para o surgimento de sua lenda fantasmagórica.


Túmulo de Josephina Conte no Cemitério de Santa Isabel

Josephina Conte não é apenas a mais conhecida personagem de lendas de Belém, mas também uma santa popular, como podemos ver por meio das inúmeras placas em sua sepultura de agradecimentos de populares por promessas alcançadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário