domingo, 17 de agosto de 2025

(RESENHA): “CASAS ESTRANHAS”, de Uketsu




(RESENHA): “CASAS ESTRANHAS”, de Uketsu 

Casas Estranhas é a mais nova sensação do terror japonês e mundial, do misterioso autor e youtuber Uketsu, que já vendeu mais de dois milhões de exemplares. Uketsu produz vídeos misteriosos para o youtube, sempre mascarado e vestindo roupas pretas. De modo que ninguém sabe sua identidade, nem sexo.


O livro conta a história de um casal que decide comprar uma casa, e desconfiados com a planta da casa, pede para um amigo examinar o desenho do interior da casa. Este, por sua vez, pede auxílio a um amigo arquiteto. Juntos, os dois começam a encontrar estruturas misteriosas dentro da casa, que sugere que ela foi construída para que lá se cometesse assassinatos.


"Esta é a planta baixa de determinada casa. Você percebe o que tem de anormal nela?

"À primeira vista, talvez pareça uma residência bem comum. Mas experimente apurar o olhar e observar com atenção cada canto e você notará por todo o imóvel uma sutil sensação de desconforto. Esse sentimento vai crescendo até que, finalmente, se vincula a um 'fato'."




Assim começa Casas Estranhas, que parte de uma premissa genial: com o auxílio de desenhos das estruturas internas das casas, o autor convida o leitor a analisar os desenhos e a descobrir fatos estranhos nas casas, mergulhando-o em um clima de mistério e terminando por descobrir uma terrível tradição familiar.


A escrita do autor é extremamente econômica, o que dá a ela bastante fluidez. O livro é quase que totalmente escrito em diálogos, se prendendo minimamente aos personagens, que assumem apenas a função de trazer informações à narrativa, o que os torna extremamente rasos, não se diferenciando por nenhuma característica, exceto os nomes.




Logo no começo, entre inúmeras explicações possíveis para um detalhe da casa, o autor escolhe a explicação mais absurda e estrambólica possível e a mantém até chegar a sua confirmação, com base em afirmações forçadas e coincidências convenientes demais, que faz seu começo genial perder a força ao longo da narrativa, até chegar a um final confuso.


Confesso que a presença de uma passagem secreta --- em tese, apenas conhecida pelos construtores da casa ---, presente na planta da imobiliária, me pareceu uma enorme incoerência.


Casas Estranhas vale o divertimento, se você se deixar levar por sua narrativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário