segunda-feira, 6 de novembro de 2023

CAMILLE MONFORT: ELA EXISTIU!



CAMILLE MONFORT: ELA EXISTIU!  

Com a viralização do texto “Camille Monfort, a Vampira da Amazônia” muitos têm perguntado se ela existiu. De certa forma, sim. Ela foi inspirada em uma nobre inglesa que foi responsável, de forma indireta, por um acontecimento, por si só, trágico e misterioso: o suicídio do compositor inglês Jeremiah Clarke (1674 - 1707).


Jeremiah Clarke


Jeremiah Clarke fora tomado por uma paixão avassaladora por uma mulher da nobreza. Porém, por não possuir título de nobreza, nem riqueza, teve seu amor rejeitado pela nobre dama. Angustiado pela rejeição, e não suportando viver sem o ser amado, pretendeu pôr fim a própria vida. Indeciso entre afogar-se ou enforcar-se, decidiu jogar uma moeda para o alto para decidir-se. Surpreendentemente a moeda caiu com a borda cravada na areia. Não ligando para isso, à noite, ele tirou a própria vida com um tiro na cabeça.

 

Na época suicidas não eram sepultados em locais santos, nem recebiam os últimos sacramentos da igreja. Tinham os corpos arrastados pelas ruas com uma estaca enfiada no coração, para a vergonha pública, e enterrados em encruzilhadas, sob a luz da lua --- uma superstição da época, um modo de evitar que os mortos sepultados sem os rituais da igreja fossem usados por forças diabólicas, e se tornassem vampiros ou algo semelhante, pois acreditava-se que suicidas ao terem tirado a própria vida teriam rejeitado o bem mais precioso que Deus teria dado a uma criatura: a vida, e consequentemente o negado. Contudo, Jeremiah Clarke fora enterrado no Cemitério da Catedral de Saint Paul, em Londres.


Catedral de Saint Paul

Ironicamente, a música pela qual Jeremiah Clarke ainda é lembrado hoje, Prince of Denmark’s March, se tornou a marcha nupcial preferida da nobreza inglesa, embora não tenha sido feita para esse fim. E cada vez que a música toca em um casamento parece zombar dele e de seu amor rejeitado.



Vi nesse acontecimento real todos os elementos de uma boa história de vampiro: tragédia, mistério, suspense, romance, com as lacunas: Mas quem teria sido a misteriosa dama? Teria sido umas de suas nobres alunas de música? Teria sido ela quem evitou que Jeremiah tivesse o coração transpassado por uma estaca e sepultado de modo vil? Teria Clarke virado um vampiro?


Foi tentando preencher as lacunas desse misterioso caso (porque Jeremiah Clarke não foi sepultado como um vil suicida? Quem teria sido a misteriosa dama?), que nasceu o romance “Após a Chuva da Tarde”: uma história de vampiro baseado em fatos reais e em meio a cultura da Amazônia.


Agora, qual a relação da Amazônia com tal história? Você vai ter que descobrir lendo o livro.





Adquira pelo Link: https://loja.uiclap.com/titulo/ua36189/


Nenhum comentário:

Postar um comentário