sexta-feira, 24 de novembro de 2023

JESUS CRISTO, UMA INVENÇÃO ROMANA?




JESUS CRISTO, UMA INVENÇÃO ROMANA?

Jesus Cristo sempre foi apresentado como sendo de origem judaica e como a realização de profecias judaicas do Velho Testamento. Porém, há uma corrente de pensamento que afirma que Cristo é pura invenção romana para tornar o povo judeu submisso ao Império Romano.


Segundo esta corrente de pensamento, a religião judaica foi o maior obstáculo para o Império Romano impor seu domínio sobre o povo judeu, principalmente por conter a profecia da vinda de um messias, enviado por Deus, que lideraria o povo judeu na luta contra o domínio romano e aos invasores de suas terras. Sabendo disso, líderes romanos, desejando enfraquecer a religião judaica, pensaram: Porque não dar ao judeus o que eles desejam: um messias? Mas, ao contrário do messias guerreiro e revoltoso contra Roma, um que fosse submisso ao Império Romano. Assim, criaram um novo messias, que em essência teria as características dos deuses greco-romana mas, ao mesmo tempo, seria a concretização de profecias judaicas, que seria, aos poucos, imposto aos judeus. 


Mas teria esta corrente de pensamento razão? E quais teriam sido as evidências que levaram seus autores a acreditar ser verdadeira? 


Então, vamos às evidências:


Invertendo o Sentido de Messias

Um dos primeiros fatores que chama atenção foi a mudança brusca de sentido da concepção judaica de “Messias” (ou “Cristo”, em grego) feita pelo cristianismo. 


Segundo a religião judaica, o Messias seria um guerreiro mandado por Deus para liderar os judeus a derrotar os romanos e a expulsá-los de suas terras, bem diferente do messias cristão, Jesus Cristo, que a todo momento, nos evangelhos, ensina seus devotos a ser submissos ao Império Romano, ao ponto de reconhecer que se deve pagar imposto à Roma, mesmo sendo Roma um invasor: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”, Marcos 14:17.


Jesus também ensina seus devotos a não revidar qualquer forma de insulto ou violência: “Se alguém bater em você numa face. Ofereça-lhe também a outra”, Lucas 6:29.


À Esquerda, as Prováveis Características Físicas que Teria um Jesus Judeu, ao Lado da Versão Artística Feita por Pintores Europeus 


Em  Mateus 5:39-43, Jesus reafirma a submissão: “Se alguém lhe tirar a túnica, dê também a capa; e se te obrigarem a caminhar uma milha, caminhe duas.”


E Jesus conclui: “Mas eu digo: amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem”, Mateus 5:44.


Quem era o principal inimigo dos judeus daquela época? Era o Império Romano, que com suas legiões de soldados destruíam povoados judeus, estupravam mulheres judias, matavam pais e mães, e tornavam suas crianças escravos sexuais. 


Diferente do Messias judaico, que protegeria seu povo e expulsaria soldados romanos de suas terras, Jesus, o Messias cristão, ensina seus devotos a oferecer a outra face aos inimigos, incluindo soldados romanos; e se um soldado romano, após matar judeus e estuprar crianças judias, obrigasse um judeu a carregar sua mochila por uma milha, o judeu não apenas carregaria sem reclamar, como pediria para carregar mais uma milha; e quando o soldado romano lhe tirasse a túnica, o judeu deveria também oferecer sua capa; e após o soldado deixá-lo, o judeu cristão deveria orar pelo bem estar do romano.


Jesus Cristo, um Semi Deus Greco-Romano?

Outro fato fundamental que demonstra que Jesus Cristo tem mais haver com a cultura greco-romana do que a judaica, são os inúmeros elementos presentes na história de Cristo que são estranhos ao judaísmo mas bastante comuns à cultura greco-romana, vamos aos principais:


O nascimento de Jesus Cristo se dá através da união entre um Deus e uma mortal, Maria. A união entre deuses e mortais é bastante comum nas mitologias greco-romana. Semideuses como Hércules e Dionísio, e tantos outros, surgem da união entre o deus Zeus e mortais.


Nos Evangelhos, Deus assume a forma de uma pomba para engravidar Maria. Na mitologia grega, Zeus toma a forma de um cisne para seduzir Leda, rainha de Esparta, e gerar nela os semi deuses: Clitemnestra, Helena, Castor e Pólux. 


Leda Seduzida por Zeus em Forma de Cisne

Em uma festa de casamento, Jesus é chamado para realizar seu primeiro milagre: transformar água em vinho. Algo também realizado pelos deuses Dionísio e Baco, muito antes de Cristo; e também, como nas missas cristãs, o vinho estava presente nos rituais à Dionísio e Baco.


Estando em um barco, com seus discípulos, em meio a uma tempestade, Jesus mostra seu poder sobre a natureza, acalmando o vento e as águas. Na mitologia greco-romana, deuses como Orfeu e Poseidon, o deus do mar, também possuíam poder sobre a natureza, acalmando os mares ou produzindo tempestade.


`A esquerda, Hermes, o Bom Pastor, um dos Modelos que Serviram para Criar Jesus

Jesus Cristo possuía o poder de curar aleijados, doentes e ressuscitar mortos, nada diferente do deus grego da medicina, Asclépio que curava doentes e aleijados, e tinha o poder de trazer mortos à vida.


Escritos Cristãos

É consenso que nos tempos antigos, era raro pessoas saberem ler e escrever, privilégio apenas de uma elite rica. Por isso seria muito improvável que simples pescadores, como eram descritos os discípulos de Jesus, tivessem escrito livros contando a vida de seu mestre. O que motivou críticos mais radicais a afirmar que os evangelhos teriam sido escritos por um grupo de romanos e judeus instruídos. Esse grupo de pessoas teria sido liderado pelo historiador judeu Flávio Josefo, um judeu que foi feito prisioneiro do Império Romano e que caiu nas graças do imperador Vespasiano, e mudado de nome, assumido o nome Flávio como homenagem ao imperador e sua dinastia, conhecida como flaviana; Josefo era um profundo conhecedor da história do judaísmo e do povo judeu, autor de livros como A Guerra dos Judeus e Antiguidades Judaicas,  tornou-se um importante colaborador do Império Romano. Portanto, não somente Jesus Cristo teria sido uma invenção, mas todos os outros personagens judeus ligados a ele.


E apesar de ser dito que Cristo e o cristianismo nasceram na Judéia, até hoje nenhuma obra cristã escrita em aramaico ou hebreu --- línguas naturais daquela região ---, foi encontrada, mas apenas obras escritas em grego. Mais um fato que parece confirmar a teoria de que o cristianismo é invenção greco-romana, não judaica.


Cristianismo Primitivo

É estranho também que com poucos anos da supostamente morte de jesus Cristo, após ter divulgado suas crenças religiosas nos cafundós da Judéia, para pobres e miseráveis, poucos anos depois já teria cristãos nos palácios reais do Imperador de Roma, como Flávio Clemente, neto do imperador Vespasiano e filho do Imperador Tito Flávio Sabino, considerado segundo papa católico, e Flávia Domitila, neta do Imperador Vespasiano, e sobrinha dos Imperadores Tito e Domiciano, considerada a primeira santa cristã.


Pintura em uma Tumba Crista do Primeiro Século, Onde se Vê Cristo ao Lado de Hércules e Cérbero o Cão de Três Cabeças


Acrescente-se a isso o fato de que nas pinturas das primeiras catacumbas cristãs romanas, como as de Santa Flávia Domitila em Roma, a figura de Jesus aparece ao lado de deuses  greco-romanos, como Hércules, Orfeu, Hermes, deuses que, assim como Cristo, teriam vencido a morte. Ou seja, bem diferente de hoje, os primeiros cristãos de Roma não diferenciavam Jesus Cristo de outros deuses greco-romano, criado por eles.


E você, o que acha?  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário