quarta-feira, 16 de junho de 2021

ACONTECEU COMIGO #2: “O POVO DAS SOMBRAS”



ACONTECEU COMIGO #2: “O POVO DAS SOMBRAS”

Povo das Sombras é o nome que as pessoas dão às estranhas figuras semelhantes a sombras humanas que aparecem àqueles que estão sob o estranho fenômeno conhecido como Paralisia do Sono, em que a pessoa, estando acordada, tenta se mexer, gritar, e não consegue, conseguindo apenas mexer os olhos. Durante esses momentos, pessoas têm relatado a presença destas criaturas, que podem se apresentar com chapéu e casacos, ou sem essas indumentárias.

Apesar de algumas ocorrências de Paralisia do Sono terem me ocorrido, nunca presenciei estas figuras durante tais experiências. Contudo, tive a oportunidade de ver uma vez, bem antes de experimentar as desagradáveis sensações da Paralisia do Sono. E eu estava bem acordado.



O Ocorrido

Quando adolescente, me encontrava em pleno banho no quintal de casa. Era noite, e minha irmã escrevia sentada à mesa da cozinha, com a porta da cozinha aberta para o quintal, de modo que dava para vê-la perfeitamente de fora. De repente, vi algo que se assemelhava a uma sombra humana, porém com a grande diferença desta não se deformar quando projetada sobre os objetos, além dela possuir volume, coisa bem diferente das sombras que estamos acostumados. Vi a coisa entrar na cozinha e ficar atrás de minha irmã, parada, como se estivesse olhando o que ela estava escrevendo. Como a sombra era bastante alta, não dava para ver do seu ombro para cima; e como a primeira vez que a vi foi de relance, eu acreditei ser alguém conhecido. Sendo assim, na segunda vez que virei o rosto na direção dela, falei para a sombra acreditando ser quem eu pensava que fosse. Nesse momento a sombra virou de lado e entrou na porta para o outro cômodo. Perguntei então para minha irmã: “Pergunte para fulano quanto foi o jogo”. Em resposta, minha irmã respondeu: “Mas ele ainda não chegou”. Imediatamente questionei: “Então quem estava ao seu lado dagora?”. E recebi como resposta que ela se encontrava a sós todo aquele tempo. A estranheza se apossou de mim neste momento, e fez com que eu apressasse o banho.

A Confirmação

Anos depois, conversando com minha irmã sobre o ocorrido, ela me contou que um vizinho que morava ao lado de casa, que se dedicava a religião espírita, umbandista, já havia dito a ela que uma entidade a acompanhava às vezes.

Com a chegada da internet, muitos anos depois, por meio de matérias sobre estes assuntos, foi que eu fui saber que outras pessoas já tinham tido a mesma experiência, e descreviam a figura tal qual eu a tinha visto; embora elas, na grande maioria das vezes, relatassem que as visões tinham acontecido durante a Paralisia do Sono.



Uma Hipótese

Bem, mas eu estava acordado, e muito bem, por sinal. Lembram? Eu estava tomando banho. Fiquei então a pensar que eu só vi aquela coisa porque a cozinha de casa estava muito bem clara devido a luz da lâmpada. E se a cozinha estivesse escura, ou com pouca claridade? Eu, com certeza, não veria a criatura. Então, me ocorreu que sua aparência de sombra poderia não ser sua aparência real, mas uma forma de camuflagem. Isso mesmo, uma forma de facilitar que elas se escondessem. Pense bem: no escuro elas poderiam estar ao seu lado e você não as veria; elas poderiam se camuflar em meio a sua própria sombra e você não veria também. Elas podem estar agora mesmo ao seu lado em um ambiente escuro, e você não faz a menor ideia de estar sendo acompanhado.


Muitas pessoas acham engraçado que algumas vezes essas entidades sejam descritas portando chapéu e casacos, e argumentam: “Para quê um ser não humano usaria chapéus ou coisas do tipo?”. Terminando por concluir que tal manifestação seria apenas uma ridícula criação da imaginação humana.

Mas, isso vem confirmar ainda mais a ideia de ser sua aparência um disfarce, uma forma de camuflagem. Temos que admitir que tomar a aparência de uma sombra seria um ótimo meio para isso, o que também explicaria usos de chapéus, casacos etc.

Mas o que seria tais seres

Para especialistas tais criaturas seriam alucinações produzidas pela mente humana durante a Paralisia do Sono. Mas como explicar a experiência daqueles, como eu, que estavam acordados? Bem, os que não aceitam a explicação científica dessas estranhas figuras interpretam elas de várias formas:



Espíritos obsessores

Nessa forma de interpretação, as pessoas sombras são associadas a espíritos atormentados: pessoas que durante a vida terrena fizeram muito mal ao seu semelhante ou ficaram com assuntos pendentes.

Demônios

Muitos também associam o povo da sombra a demônios, que se alimentariam das energias dos vivos por meio do medo causado, atormentando os vivos durante o sono.

Seres vindos de outras dimensões; extraterrestres

Mas há também aqueles que creem que esses estranhos seres, pertencem à uma dimensão paralela à existente em nosso planeta, e que através de Dobras Tempo/Espaço" ou "Portais Interdimensionais, quando abertos, penetram em nossa dimensão, sendo então avistados por pessoas em circunstâncias específicas." Seriam formas de vida diferentes de nós, baseada em elementos diferentes do nosso.

*Texto Escrito por Bosco Silva.

2 comentários: