terça-feira, 22 de junho de 2021

UMBANDA: SENSACIONALISMO, PRECONCEITO E FALSO SATANISMO DIVULGADO PELA MÍDIA



UMBANDA: SENSACIONALISMO, PRECONCEITO E FALSO SATANISMO DIVULGADO PELA MÍDIA

Se tornou um fato recorrente no jornalismo brasileiro a imprensa associar crimes violentos a supostos rituais satânicos, sem se dar ao trabalho de verificar se existe realmente ligação, visando com isso a imediata visualização de suas matérias, já que crimes associados a satanismo chamam bastante atenção do público, e acabam sendo bastante explorados.

Ataques Preconceituosos a Devotos de Religiões Afro-Brasileiras
 são Comuns, Assim como a Associação ao Satanismo



Muitas vezes tais ligações se baseiam única e exclusivamente no preconceito religioso, que leva associarem tais crimes a rituais de religiões de origens afro-brasileiras, embora, incansavelmente, se diga que diabo, satã, demônio, são entidades que não pertencem a religiões africanas.



Assim foi no Caso Evandro, de 1992, que ficou conhecido como As Bruxas de Guaratuba.  Em que após o sumiço de duas crianças, incluindo o garoto Evandro, e o aparecimento do corpo mutilado de uma criança, que foi identificado como sendo o corpo de Evandro, sem que fosse feito exames de DNA, logo a suspeita recaiu sobre um pai de santo, e também sobre a mulher e a filha do prefeito da cidade, que supostamente haviam encomendado o sacrifício da criança em um ritual de religião de origem afro-brasileira, para que obtivessem prosperidade econômica. E como se provou mais tarde, os acusados tinham sido torturados pela polícia para confessarem o crime.

Silvio Fernandes Rodrigues



Um dos casos de grande repercussão, ocorreu em 2017, na cidade de Novo Hamburgo (RS), em que dois corpos desmembrados de crianças foram achados próximo a uma rua com pouco movimento. Logo as suspeitas recaiu sobre o líder de uma seita ocultista com influência de religiões de origens africanas, cujo templo se encontrava nas proximidades. O que levou a prisão do líder Silvio Fernandes Rodrigues e de outras pessoas ligadas à seita. Mais tarde se descobriu que a acusação infundada havia sido feita por uma pessoa que se aproveitou do ocorrido para prejudicar Silvio Fernandes, e que havia pago para que pessoas dessem falso testemunho.

Conheça Este Caso: Delegado, Por Preconceito Religioso, Acusa Membro de Seita "Satânica".

Matéria da Globo Associa Lázaro a Religiões Afro-Brasileiras.
Dias Depois a Globo Pediria Desculpa pelo Erro.

São vários os casos em que templos ou/e devotos de religiões de origens afro --- Umbanda, Candomblé, Tambor de Mina ---, são atacados, ofendidos ou associados a rituais satânicos por devotos cristãos ou mesmo pessoas pela imprensa sensacionalista de nosso país. A grande maioria desses ataques e associações acontecem por puro preconceito ou ignorância sobre tais cultos, em que acabam associando determinadas entidades ao diabo, sem que haja essa identidade, já que o diabo é uma entidade que pertence a mitologia cristã, não existindo um correlato idêntico em outras religiões.

Pai de Santo Mostra os Objetos de Terreiro que Foi Falsamente Atribuído a Lázaro 












Atualmente vemos esse mesmo preconceito acontecer quando a imprensa associa o assassino Lázaro Barbosa a cultos de religiões afro-brasileiras, sugerindo que suposto ritual feito pelo assassino, de deixar uma carta com uma vela dentro de um formigueiro, pertence a rituais afro-braisleiro, o que foi desmentido por sacerdotes destas mesmas religiões, e que também desmentiram que os objetos religiosos afirmados como encontrados na casa do assassino, com a escrita “satan” escrito na parede, não pertence a casa do mesmo mas a um tempo religioso da região, que foi invadido pela polícia, e que muito provavelmente o escrito “satan” tenha sido posto  com a intenção de associar de vez os objetos religiosos ao satanismo. É o que afirma líderes de tais seitas, que afirmaram: 

“As imagens dos alegados “rituais satânicos” que estão sendo divulgadas pela mídia foram produzidas pela própria polícia durante uma invasão e quebra das portas de umas de nossas casas.”

Para completar, muitas pessoas têm associado o assassino a pactos satânicos, a proteção de entidades maléficas, explicando por meio disto o sucesso de sua fuga e de não ter sido ainda pego pela polícia, atribuindo a ele poderes sobrenaturais, e preferindo não ver em sua experiência de caçador e profundo conhecedor da região, os verdadeiros motivos do sucesso de sua fuga; vale lembrar que já foi comprovado que Lázaro Barbosa tem se utilizado de ligações de celulares para comunicação, indicando que está tendo ajuda de pessoas. Provavelmente algum canal do youtube, em busca de público, argumentará que ele está se comunicando pelo celular com o próprio diabo.

É uma pena que pouco espaço a imprensa tem dado aos devotos de religiões afro-brasileiras para se defenderem de seus ataques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário