terça-feira, 15 de junho de 2021

ACONTECEU COMIGO #1: “PROJEÇÃO DE MEMÓRIA”



ACONTECEU COMIGO: “PROJEÇÃO DE MEMÓRIA”

Uma noite, estava eu cortando a barba em frente ao espelho do banheiro, com a porta aberta para a cozinha, quando vi pelo espelho o reflexo de algo passar do outro lado, em direção a escada da cozinha  movimento feito por todos que querem ir ao segundo andar. Saí do banheiro e fui ver o que era. 

Não vi nada, o sobrinho que estava na cozinha também nada viu. O reflexo que vi se assemelhava a imagem de uma senhora, de cabelos grisalhos, camisola clara; parecia ser minha mãe. Só que minha mãe já tinha dois anos de falecida. A coisa aconteceu tão rápido, que poderia ter sido um reflexo de luz no espelho, ou em meu rosto, e eu ter interpretado segundo a tendência de dar a forma mais familiar possível a ao reflexo (casos chamados de Pareidolia).

Não foi a primeira vez que algo semelhante tinha acontecido comigo. 



Certa vez, ao acordar na penumbra do meu quarto, olhei para a beira da cama e vi a imagem de meu filho sentado na beira da cama me olhando, só que meu filho também já havia falecido há uns 3 anos. Ele me olhava mas não mudava de expressão. Quando me concentrei bem o olhar na imagem, ela se desfez como fumaça. 

A imagem dele, por não ter movimento, se assemelhava a uma fotografia; como uma imagem projetada por minha própria mente, que em psicologia se chama Imagem Eidética, também chamada de Memória Eidética, ou mais popularmente conhecida como Memória Fotográfica... Essas projeções mentais são memórias tão vivas que parecem ter 3 dimensões; parecem acontecer fora da nossa mente. A confirmação disso me veio dias depois, quando ao olhar para a porta do quarto pude ver a imagem de uma tela de computador projetada na porta, como se a tela estivesse na própria porta; tendo a mesma desaparecido em questão de segundos.

As Projeções de Memórias também podem ser olfativas ou sonoras. Como já me aconteceu quando um familiar, muito querido meu, faleceu. Dias após o velório dele, eu ainda podia sentir o cheiro do formol usado no embalsamamento de seu corpo, que me vinha à mente quando eu estava só na madrugada; e era tão vivo que parecia vir de fora da minha mente, como se eu estivesse mesmo sentindo o cheiro naquele momento. Também ouvia a voz da pessoa falecida a pronunciar meu nome, como se me chamasse, vindo do quarto em que ela dormia, dias após ter falecido.



As Projeções de Memórias que provocam alucinações, podem estar ligadas a acontecimentos traumáticos para a pessoa  no meu caso, o falecimento da pessoa querida. São elas também que muitas vezes dão origens a relatos de fantasmas.

Na filosofia ocultista, acredita-se que as Projeções Mentais são capazes de tomarem formas reais e se tornar independente da mente de quem as concebem, criando objetos ou fenômenos exteriores a mente. Um desses casos são as Projeções Astrais, em que a pessoa parece estar fora do próprio corpo; outro são os casos chamados de Doppelgänger, que é o fenômeno em que uma mesma pessoa é vista em em dois ou mais lugares ao mesmo tempo, por pessoas diferentes.

O que será que são as Projeções Mentais? Será que são mesmo mensagens do outro mundo, ou apenas um fenômeno psicológico ainda não totalmente explicado?

* Texto Escrito por Bosco Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário