quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

MINHAS EXPERIÊNCIAS COM A PARALISIA DO SONO E O POVO DAS SOMBRAS


MINHAS EXPERIÊNCIAS COM A PARALISIA DO SONO E O POVO DAS SOMBRAS
Uma noite, logo após eu apagar a luz do quarto e deitar-me na cama para dormir, senti o colchão atrás de minhas costas afundar, lentamente, próximo aos meus pés, e se estender, aos poucos, ao longo do colchão, como se alguém gatinhasse para deitar-se ao meu lado, com cuidado para não me acordar; o peso, fazia meu corpo se voltar para trás. Nesse momento, uma sensação de terror me possuiu a mente, pois eu sabia que estava só no quarto e que havia trancado a porta com a chave antes de dormir. Tomei coragem e olhei para trás assustado, esperando ser surpreendido por algo. E foi com grande alívio que, ao virar-me, vi que não havia ninguém ao lado.


Outro dia, acordei pela manhã, com um grande peso sobre minhas costas; abri os olhos e tentei me mexer, porém, mesmo com toda força, não conseguia mexer meu corpo; tentei gritar, mas nenhum movimento se seguiu em meus lábios ou som saiu de minha boca; em seguida senti como se alguém me segurasse pelos tornozelos e me puxasse para fora da cama, deixando minhas pernas fora do colchão. Porém, finalmente, ao conseguir me movimentar, notei, que estava na mesma posição que fui dormir; sai do quarto com grande falta de ar, e aos poucos fui conseguindo respirar normalmente.



Para quem já passou por semelhante experiência, é difícil não ficar confuso e não passar um bom tempo remoendo o que se passou, e, por fim, se entregar a explicação mais lógica de todas: que tudo não passou de um sonho. Já para aqueles que possuem índole religiosa, torna-se muito difícil não associá-la a fatos sobrenaturais, fantasmas, possessão, demônios etc. Porém, independente da explicação adotada, o certo é que a pessoa é tomado pelo receio de que tais experiências desagradáveis voltem a se repetir outras noites. E foi o que aconteceu comigo.

O fato de estar acordado e não poder me mexer se repetiu mais algumas vezes, mas nada tão intenso quanto as descritas acima. Por fim, cessaram, mas deixou-me o hábito de deitar sempre de forma diagonal na cama antes de dormir, como uma forma de evitar que algo possa deitar-se ao meu lado sem minha permissão (rs).

Pesquisando na Internet
Tempos depois, ao pesquisar na internet, descobri que as mesmas sensações por mim sentidas eram compartilhadas por milhares de pessoas ao redor do mundo; com vários relatos na internet. E possuindo o curioso nome de Paralisia do Sono: um fenômeno produzido quando nos encontramos semi conscientes e nosso corpo ainda permanece adormecido, sendo a imobilidade devido a um mecanismo de proteção para que durante o sono não possamos nos machucar já que temos a tendência de reproduzir com o corpo os movimentos que imaginamos fazer durante os sonhos. Por isso “a pessoa não consegue mover nenhuma parte do corpo, nem falar, apesar de exercer, por vezes, controle mínimo sobre certas partes do corpo (como boca, olhos e mãos) e sobre a respiração”.

Mas, sem dúvida, o pior da Paralisia do Sono são as alucinações experienciadas pela pessoa paralisada, que, por estar semi desperta, não é possível determinar exatamente o que é real e o que é sonho.

Relatos de visões, sons estranhos, sensação de peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse pressionando-o, são bastante comuns. Há também aqueles que relatam terem saído do corpo, ou até flutuado, ou terem sentido uma presença estranha por perto.

Entidades Associadas a Paralisia do Sono

Por ser um fenômeno comum ligado ao sono, seria de esperar que tal fenômeno tenha originado lendas, e, de fato, há toda uma série de entidades, das mais diferentes culturas, que parecem associadas a paralisia do sono; abaixo apenas uma pequena amostra delas.

Nas crenças medievais, havia os Íncubos e Súcubos, demônios que nos visitariam em nossos momentos de sono. Provocando em nós sonhos eróticos a fim de alimentar-se de nossa energia: os súcubos visitariam os homens e os íncubos as mulheres.

Para alguns povos que vivem nas montanhas ao sul da China, no Vietnã e Laos, os Hmongs, em seus costumes existe a experiência denominada de “demônio apertador”, em que a vítima afirma ver uma estranha criatura, do tamanho de uma criança,  sentada em sua cabeça ou peito lhe pressionando com seu peso.



Até mesmo em nosso país, a Paralisia do Sono parece ter originado a lenda da “Pisadeira”, que seria uma mulher lendária que pisaria durante o sono no peito da pessoa que está dormindo lhe causando sufocamento, e este, não podendo se mexer, apenas a vê sem poder se defender.

Mas as criaturas que parecem diretamente associadas à Paralisia do Sono nos milhares de relatos ao redor do mundo, são o que se conhece por pessoas-sombra, também chamados de homens da sombra, ou povo da sombra.

Homens da Sombra

Descritos como sombras com formas humanas, porém em três dimensões, essas entidades são retratadas por grande números de pessoas que sofrem de paralisia do sono, sendo referidas como entidades que as visitam para espreitá-las durante o período de sono. Sendo comum também associá-las a sentimentos negativos, ou a mais clara maldade. Há relatos sobre estas supostas criaturas registrados em manuscritos em abadias desde o século IV.

São descritas por várias formas, sendo mais comuns a figura encapuzada, o homem de chapéu e a sombra de forma humana.

A forma com chapéu é inúmeras vezes descrito como se comandasse os demais.
Para a ciência tais entidades nada mais são do que produtos de alucinações trazidas sobre circunstâncias psicológicas, ilusão de ótica, ou apenas efeitos causados pela Paralisia do sono.

Seja como for, o curioso é que, a explicação científica que as associa a paralisia do sono, não é suficiente para explicar a existência dos homens da sombra, já que muitos relatam terem visto tais criaturas em momentos que não precederam ao acordar ou ao dormir, ou que aconteceram longe dos estados de sono. Demonstrando que tais entidades podem existir independente dos fenômenos da paralisia do sono.

Apesar de nunca tê-los vistos durante meus ataques de paralisia do sono, tive oportunidade ver apenas uma vez, há muitos anos, curiosamente, bem antes de experimentar as desagradáveis sensações da paralisia do sono.

Quando adolescente, me encontrava tomando banho no quintal de casa enquanto minha irmã escrevia sentada à mesa da cozinha; era noite, e como a porta da cozinha estava aberta, dava para vê-la perfeitamente de fora. De repente, vi algo que se assemelhava a uma sombra humana, porém com a grande diferença desta ter três dimensões não sofria os efeitos físicos naturais de uma sombra, como a deformação sofrida causada pela superfície em que é projetada , entrar na cozinha e ficar atrás de minha irmã, parada, como se estivesse olhando oque ela estava escrevendo. Como a sombra era bastante alta, não dava para ver do seu ombro para cima; e como da primeira vez a vi de relance, o que me levou confundir ela com um membro da família. Perguntei então: “Pergunte para fulano quanto foi o jogo”. Nesse momento a sombra começou a se mover como uma pessoa e a sair do seu lado. Em resposta, minha irmã respondeu: “Mas ele ainda não chegou”. Imediatamente questionei: “Mas então quem estava ao seu lado agora?”. E recebi como resposta que ela se encontrava a sós todo aquele momento. A estranheza e o medo se apossou de mim neste momento, e fez com que eu apressasse o banho.

O que Seriam estes Seres?

Para os que não aceitam a explicação científica, estes estranhos seres são interpretados de diferentes formas:

Espíritos obsessores?
Nessa forma de interpretação, as pessoas sombras são associadas a espíritos atormentados: pessoas que durante a vida terrena fizeram muito mal ao seu semelhante ou ficaram com assuntos pendentes.
Demônios?
Muitos também associam o povo da sombra a demônios, que se alimentariam das energias dos vivos por meio do medo causado, atormentando os vivos durante seus sono.
Seres vindos de outras dimensões, extraterrestres?
Mas há também aqueles que creem que esses estranhos seres, pertencem à uma dimensão paralela à existente em nosso planeta, e que através de Dobras Tempo/Espaço" ou "Portais Interdimensionais, quando abertos, penetram em nossa dimensão, sendo então avistados por pessoas em circunstâncias específicas." Seriam formas de vida diferentes de nós, baseada em elementos diferentes do nosso.

Hipóteses sobre o Povo da Sombra
Forma de sombra, seria uma camuflagem?
Ao notarem a descrição dos homens da sombra como sombras com forma humana portadora de chapéu, sei que muitos podem argumentar: “Para quê um ser não humano usaria chapéus ou coisas do tipo?”, terminando por concluir que tal manifestação seria apenas uma ridícula criação da imaginação humana.

Mas, e se essa não fosse sua real aparência, fosse apenas uma forma de camuflagem, um modo de não ser tão visível. Temos que admitir que tomar a aparência de uma sombra seria um ótimo meio para isso, o que também explicaria usos de chapéus, casacos etc.

Universalidade do Fenômeno
Outro fato que, para mim, é um obstáculo a ideia de ser apenas criação de nossa imaginação, é que as descrições da estranha criatura são bastantes parecidas, mesmo nos relatos de pessoas que moram em outros países, com culturas bem diferentes uma das outras, ao contrário, dos frutos de nossa imaginação que são bastante presos a influência da cultura particular de cada indivíduo, como roupas, moralidade, etc.

E você, já teve alguma experiência com a paralisia do sono e com o povo da sombra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário