quinta-feira, 23 de março de 2023

CIDADE INVISÍVEL, 2ª TEMPORADA: AS ORIGENS DA ENCANTARIA



CIDADE INVISÍVEL, 2ª TEMPORADA: AS ORIGENS DA ENCANTARIA

Desde sua estreia, em 2021, a série Cidade Invisível tem mostrado que não necessitamos importar super heróis ou mitologias estrangeiras, pois temos a nossa rica mitologia de entidades folclóricas, fruto da mistura de tantos povos que formaram o Brasil, para contar boas histórias de mistério e aventura.




A série
, que já esteve entre as 10 mais assistidas em mais de 50 países, também permitiu uma espécie de volta às origens de nosso folclore, que em grande parte, por muitos anos, teve apenas a interpretação infantil do Monteiro Lobato e de seu Sítio do Pica-Pau Amarelo como a interpretação dominante, que o infantilizou muito, retirando do nosso folclore sua dimensão de horror e suavizando-o ao extremo, o que tem causado surpresa ao público ao perceber, por meio de tal série, o quanto nosso folclore é capaz de gerar histórias surpreendentes e misteriosas. Curiosamente, o mesmo aconteceu com os contos de fadas, suavizados e infantilizados pelos desenhos da Disney, causando espanto ainda hoje àqueles que leem os contos originais, ao perceberem o quanto são tenebrosos e cruéis. 




E após inúmeras críticas ao fato de Cidade Invisível abordar entidades do folclore brasileiro distante de sua região de origem, inserindo-as, estranhamente, em um meio urbano, na cidade do Rio de Janeiro, precisamente no bairro boêmio da Lapa, tão distante da floresta, a série, em sua segunda temporada, cede às críticas e concebe sua nova trama em meio a região amazônica, próximo à cidade de Belém, dando maior atenção para a cultura indígena e aos problemas ecológicos que ameaça tornar o mundo um ambiente menos propício à vida. Aqui, é importante chamar a atenção para personagens indígenas interpretados por atores de ascendência indígena, tão esquecidos na dramaturgia brasileira.



Em meio a várias entidades, a série traz algumas bastante conhecidas:

Lobisomem (na série, representado na figura de um menino), uma entidade universal que, segundo algumas vertentes de crença, acomete o sétimo filho homem, de uma família de 6 irmãs precedentes, e filho de um pai que também é sétimo filho;

 

Mula sem Cabeça, entidade do folclore do sul do Brasil, originária da relação proibida entre uma mulher e um padre; 


Matinta Perera, entidade extremamente conhecida no estado do Pará, tratando-se de uma pessoa acometida por uma maldição, que lhe dá o poder de se transformar em diversos animais.


A série com seu tema abordando a destruição da floresta causado pelo garimpo e a busca desenfreada por ouro, que envenena rios tão necessários a alimentação de populações indígenas e ribeirinhas, chega em um momento bastante propício, após as notícias de descaso do governo com a tribo ianomâmi e a contaminação e invasão de suas terras por garimpeiros.


Gostaria de terminar este texto abordando a questão: Por que devemos valorizar os mitos e o folclore brasileiro que, para muitos, não passa de crendices absurdas?




Três boas razões:

  1. Muitos mitos, principalmente os de origem indígenas, como os do curupira e da mãe d’água (entidades protetoras da natureza), ensinam a valorizar e respeitar a natureza e o ambiente em que vivemos, mostrando o quanto são importantes para nós; nossos verdadeiros tesouros;

  2. Nosso folclore é o resultado da mistura de vários povos que deram origem ao que nós somos, a nossa identidade brasileira, ajudando a união de nosso povo e o respeito a outras culturas; 

  3. Povos que valorizam suas origens, são menos propensos a serem influenciados por culturas estrangeiras; e quem valoriza suas origens não se sente inferior a outros povos e culturas, não sente a famosa Síndrome de Vira-lata.



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