terça-feira, 28 de março de 2023

MITOS E LENDAS AMAZÔNICAS E A DESCRENÇA


MITOS E LENDAS AMAZÔNICAS E A DESCRENÇA


Para um descrente ou um habitante de cidade grande, mitos e lendas amazônicas são apenas mera tolices e superstição de povos primitivos, sem valor algum. Mas há algo a mais por trás de toda lenda e mito.


Quando criança, e visitava cidades do interior, havia a crença de que algumas horas do dia eram impróprias ao banho de igarapé, e eram evitados em respeito a Mãe d’Água, ou tinha-se que pedir licença às entidades protetoras da floresta para entrar na mata.




Hoje vejo que estes costumes indígenas não eram mera crendice e superstição apenas, havia por trás deles algo importante, que hoje notamos ao vermos praias e rios poluídos, o ensinamento de respeitar a natureza como uma entidade viva, pois diferente da cultura cristã, que ensina o homem a dominar a natureza e seus seres, os mitos indígenas são alegorias que concebem o ser humano como parte da natureza e dependente dela, por isso o respeito recíproco por ela.




Os mitos têm a função não apenas de ensinar sobre as origens dos deuses, do mundo e das coisas humanas, mas também repassar conhecimentos e sabedorias sobre nós e nossa relação com a natureza. 


Já as lendas são narrações que partem de um acontecimento real que, por algum motivo, chamaram atenção de um grupo de pessoas, e a cada vez que são recontadas, são acrescentados novos detalhes maravilhosos a elas por aqueles que as recontam. Por isso que se diz, com toda razão, que toda lenda tem sempre um quê de verdade.


Abaixo, algumas entidades de mitos e lendas brasileiros feitos por inteligência artificial. 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário