quarta-feira, 8 de março de 2023

A INCRÍVEL HISTÓRIA DE GALINHA TONTA, O MENINO QUE APRENDEU 3 IDIOMAS SONHANDO



A INCRÍVEL HISTÓRIA DE GALINHA TONTA, O MENINO QUE APRENDEU 3 IDIOMAS SONHANDO


Há muito tempo que eu conheci esse caso, do menino pobre, de Minas Gerais, que mendigava comida, mas que aprendeu a falar inglês, alemão e japonês, através de sonhos, chamado de Galinha Tonta (Edvalson Bispo dos Santos). Ele ainda não tinha a 4ª série, quando disse para a mãe que conversava, durante seus sonhos, com três coleguinhas: o Toshio (japonês), o Hans (alemão) e o Paul (inglês), que lhes ensinavam suas línguas. Lembro que o Fantástico (se não estou enganado) testou seus conhecimentos nessas três línguas, com o repórter Maurício Kubrusly levando-o para conversar com pessoas versadas em tais línguas, inclusive no Bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo, bairro famoso pela comunidade japonesa de lá, e Galinha Tonta passou em todos os testes.


O Início



Galinha Tonta diz que tudo começou quando ele se alimentava de restos de comida no fundo de uma casa, e foi surpreendido pela dona da casa que o humilhou muito. A humilhação foi tanta que, segundo ele, foi para casa muito triste, dormiu cedo e sonhou que estava triste em uma praia, quando apareceu os três meninos vestidos de branco, e começaram a ensiná-lo suas línguas, escrevendo na areia da praia com os dedos.


Logo o menino estava falando nas três línguas, levando a sua mãe a acreditar que ele estava possuído por alguma entidade, o que a fez levá-lo para o padre da cidade. Quando o pequeno Galinha Tonta se encontrou com o padre, este levou um susto, pois o menino começou a falar em alemão com ele, entabulando conversa com o padre que era de origem alemã.




Galinha Tonta ainda sonharia com os três garotos por 15 anos. Hoje, com mais de 60 anos, ele domina a leitura, a escrita e a conversação fluente, e leciona os três idiomas. Tendo, inclusive, já conversado em japonês com o próprio imperador do Japão. Ele abriu uma escolinha no quintal de sua casa, ensinando as três línguas estrangeiras para pessoas humildes.


Mas como explicar este caso que deixa espantado o mais cético, o caso de um menino que vivia em uma comunidade pobre, que não tinha meios nem para se alimentar, nem materiais para aprender a escrever sua própria língua, aprendesse a falar 3 idiomas internacionais?


Uma Explicação



Seria possível que durante os sonhos Galinha Tonta entrasse em contato com arquétipos humanos primordiais, isso que o psicanalista Carl Jung chamava de Inconsciente Coletivo, ou com estruturas cerebrais linguísticas inatas no ser humana que Chomsky chama de Gramática Universal, ou ainda teria tido contato com o que antigos monges hindus chamavam de Registros Akáshicos, que contém em si todo o conhecimento do universo, e que lhe aparecia sob forma de três garotinhos?


O caso de Galinha Tonta não é único, há casos de cientistas que fizeram descoberta por meio de sonhos, como o caso do russo Dmitri Mendeleiev, que por meio de um sonho criou a tabela periódica, com todos os elementos químicos aparecendo em suas respectivas posições; e também do matemático indiano autodidata Ramanujan, que dizia que recebia seus conhecimentos sobre os números através de uma deusa indiana, que lhe ditava as teorias em seus sonhos. 


Há também casos de pessoas que receberam dons, como no caso de Galinha Tonta, após um trauma ou acidente, como o caso do médico inglês que, após ser atingido por um raio, aprendeu a compor música e a tocar piano, da noite para o dia, sem ter nenhum conhecimento prévio de música; há também pessoas que, após acidentes ou coma, voltam falando uma língua que nunca aprenderam. 


O mundo está cheio de fatos fantásticos que a ciência ainda não explica, ou talvez nunca explicará, e que são conhecidos como fatos paranormais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário