quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO E A DETURPAÇÃO DO FOLCLORE BRASILEIRO




SÍTIO DO PICAPAU AMARELO E A DETURPAÇÃO DO FOLCLORE BRASILEIRO

Para quem tem mais idade, certamente o Sítio do Picapau Amarelo fez parte de sua infância. O seriado se baseava nos livros do escritor Monteiro Lobato, em que ele apresentava versões bastante infantis do folclore brasileiro. Assim muitos conheceram o Saci, a Cuca, a Mula sem cabeça, etc. por meio do querido seriado da Rede Globo.

Porém, o que o Sítio do Picapau Amarelo fez pelo folclore brasileiro, ao infantilizá-lo e reduzi-lo a forma mais simples de compreensão, foi o mesmo que os filmes da Disney fizeram com os contos dos irmãos Grimm (Branca de Neve, Bela Adormecida, etc.), tirando todo os elementos de terror e horror contido neles e tornando-os extremamente ingênuos e bobos. No caso do Monteiro Lobato não apenas ele infantilizou, como retirou de algumas lendas indígenas as importantes mensagens ecológicas que há nelas.

Um bom exemplo disso é a Cuca, que no Sítio do Picapau Amarelo é destituída de suas características originais e reduzida apenas a uma espécie de bruxa, que possui a forma de um jacaré colorido. Mas se verificarmos a lenda original, nascida em Portugal e Espanha, que concebe a Cuca (coca ou coco, nomes originais em Portugal e Espanha, respectivamente, significando cabeça), vista como uma espécie de cabeça amedrontadora, uma espécie de bicho-papão, associado a aparência de uma abóbora com buracos encravados representando olhos e boca amedrontadora, originária de Portugal e Espanha (que originou também o Jack Cabeça de Abóbora, dos países de língua inglesa) e que ao chegar ao Brasil se misturou com concepções africanas, que passou a concebê-la como uma velha horripilante, e concepções indígenas, que a associou a coruja e a mariposa, devido os olhos grandes e as manchas imitando corujas das mariposas. 

Daí a grande surpresa causada pela série Cidade Invisível quando esta retomou os elementos de terror das histórias originais da Cuca, associando-a ao sono e sonho, e fazendo-a, na figura de borboletas e mariposas, invadir a mente dos personagens, dando um maravilhoso efeito às cenas e aguçando ainda mais o tom de mistério.

A série ao retomar as lendas brasileiras em sua forma original, levou o público a se surpreender ao ver o quanto as lendas brasileiras contém personagens fascinantes  e que podem se tornar personagens de uma boa história de suspense, aventura e terror.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário