terça-feira, 19 de janeiro de 2016

CONTO: O COVEIRO



Longe do tempo em que a vida me era amiga, em que os dias me sorriam, e em que o sol clareava docemente meus dias, vivo, hoje, como um triste coveiro.
Vivia antes cercado de vivos, hoje tenho apenas os mortos por companhia. Eis a vida de um pobre coveiro. E o que antes era feito de carne e alegria, hoje é apenas pó e tristeza. Eis a triste sina de um pobre coveiro.

Eleonora, minha doce e vivaz Eleonora, de semblante rosado, olhos vivos, que alegravam meus dias, jaz, em seu sono, eterno e profundo: o sono dos mortos.
Onde está seu belo sorriso?, seus olhos brejeiros?, seus belos cabelos, que tanto lhe embelezavam, e que tratava com tanto carinho? Sob a terra, no reino da podridão da morte. Eis o fim da fútil e frágil vida humana: em que ambicionando conquistar o mundo, terminamos ocupando apenas um mísero espaço.
Eleonora era uma mulher de poucas palavras, com seus longos cachos dourados que brilhavam como pés de trigo ao sol, quando se dispunha a caminhar sobre os verdejantes prados; seu corpo cheio de curvas voluptuosas era capaz de levar qualquer um ao mais puro êxtase; porém em meio a tantos atrativos, Eleonora guardava um mistério, um terrível segredo: Eleonora dizia-se falar com os mortos.
E estando ela hoje morta, e tendo sido meu único amor verdadeiro, tornei-me pois coveiro.
Hoje, além de seu, outrora, poder de falar com os mortos, torço para que também tenha adquirido o poder de falar com os vivos.
Eis a sina de um pobre coveiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário