domingo, 20 de janeiro de 2019

THE NIGHTMARE - PARALISIA DO SONO (RESENHA)

THE NIGHTMARE - PARALISIA DO SONO (RESENHA)
A experiência mais intensa e comum que alguém que não acredita em fatos sobrenaturais possa passar e por sua descrença em dúvida é certamente a paralisia do sono. Trata-se de uma experiência extremamente angustiante para quem já a viveu. 

Você, ao dormir ou ao acordar, sente que não consegue mexer o corpo. É como se seu corpo continuasse dormindo enquanto sua mente estivesse desperta. Seu corpo simplesmente não obedece a sua vontade.


Muitas vezes isso é acompanhado por um peso sobre o corpo e por sufocamento, levando a pessoa a se acordar com falta de ar. É muito comum também que seja acompanhada pelo sentimento de estar sendo observado por uma estranha presença. Grande parte das pessoas veem os chamados homens-sombra, seres que possuem a aparência de uma sombra humana, porém em três dimensões.

Quadro do Pintor John Henry Fuseli com Título "O Pesadelo"

A paralisia do sono já era relatada há muito tempo em muitas culturas. Na idade média era associada a pequenos demônios que supostamente manteria relação sexual com pessoas durante o sono. Íncubo era o nome dado aos demônios que visitavam as mulheres, e súcubos, aos homens.

Pois a paralisia do sono é o tema de um assustador documentário (ou falso documentário) chamado The Nightmare (o Pesadelo) feito pela Netflix.

O documentário é composto por entrevistas com oito pessoas que passaram por verdadeiros perrengues com a paralisia do sono, tendo suas experiências encenadas por atores e efeitos especiais. Contam também suas buscas por algum tratamento médico capaz de aliviar seus problemas. A maioria delas conviveram com os horrores da paralisia do sono desde a infância, o que inclui os chamados homens-sombra. Para estas 8 pessoas, contrariando as explicações médicas, os homens-sombra são seres reais.

Os entrevistados (ou atores) comentam o horror que é perceber a chegada de sombras humanas rodeando suas camas, se vergando sobre seus corpos inertes, observando seus rostos, tão próximos, lhes tocando, o pânico se instalando, o pavor extremo lhes dominando, a vontade absurda de gritar por ajuda, e a total ausência de movimentos de seus corpos, nem mesmo um balbuciar de lábios, ou leves movimentos de mãos, cabendo a eles apenas observar a horrível presença. Você já pensou isso se repetindo quase todas as noites por meses, anos?

Encontramos na maioria dos relatos, um fato em comum que parece anteceder a paralisia do sono: tudo começa com a sensação de choques elétricos ou formigamentos que vai tomando o corpo aos poucos, pernas, tronco, braços, até tomá-lo por completo. Nesta fase, luzes coloridas e sons estranhos sentidos apenas pelos entrevistados são também relatados.


Korinne W., uma das entrevistadas, lembra-se que quando bem pequena a paralisia do sono já a atacava. Quando a luz de seu quarto ficava vermelha, ela sentia que estranhas criaturas pareciam ameaçá-la através da porta de seu quarto. E quando adulta sentia como se estivesse anestesiada ao deitar para dormir. Em seguida, sentia intensa vibrações elétricas pelo corpo. Depois, ouvia gritos e choros. Então o homem da sombra vinha em sua direção. Ela ficava apavorada, tentava gritar, fugir, mas estava paralisada.


Quanto aos homens-sombra, é comum que os entrevistados comentem dois tipos: um que parece usar chapéu e sobretudo, aparentando ser o líder, e o outro, em geral em maior número, sem estas vestimentas.

Já para Forrest B. os homens-sombra eram um pouco diferentes. Não eram como sombras mas tinham a mesma aparência da tela de TV quando fora do ar. Possuíam olhos e sorriso grandes em uma grande cabeça. Forrest lembra-se que essas criaturas o visitavam quando ele ainda era um bebê deitado em seu berço, lhe amedrontando e fazendo-lhe cócegas. Estas criaturas lhe acompanharam durante seu crescimento, e com o tempo e lugares mudaram de aparência.

O documentário (ou falso documentário) começa com a origem da palavra inglesa para pesadelo, Nightmare, sendo adaptado ao nosso idioma. “Pesadelo: Espírito do mal que deita por sobre pessoas adormecidas e as sufocas: de PESADO + ELO”. Seguido da frase que exemplifica bem os sentimentos vividos pelas as 8 pessoas entrevistadas sobre a paralisia do sono:

“Para muitos, o sono é assolado por coisas piores que sonhos ruins.”

Mas o que chama mesmo atenção no documentário é, sem dúvida, quando os relatos se referem a presença dos homens-sombra. Em todos os relatos, estas supostas criaturas são descritas como uma presença má, que parecem se alimentar do medo provocado em suas vítimas. É interessante também ver que todos os entrevistados relatam decepção com a explicação médica dada de que tudo não passa de mera alucinação provocada pela paralisia do sono. Sendo esta explicada como o efeito vindo do fato de que, ao dormirmos, o cérebro desliga os movimentos dos músculos como forma de proteção para que não haja lesão de nosso corpo durante sonhos, pois nosso corpo tende a reproduzir os movimentos que realizamos nos sonhos. Porém, quando acordamos é como se nossa consciência fosse ativada bem antes que os movimentos dos nossos músculos.

Relatos feitos pelos entrevistados de memórias de quando ainda eram bebês, nos leva a questionar se o documentário é verdadeiro ou se é apenas um falso documentário, que nada mais são do que filmes com roupagem de documentário, hoje tão comum.


Porém, independente de ser verdadeiro ou não, The Nightmare tem como tema um fenômeno relativamente comum, que assola milhares de pessoas todas as noites, não sendo difícil encontrar pessoas que já tenha passado pela horrível experiência de estar acordado e não poder se mexer, e de terem presenciados os terríveis homens-sombra.

Como entretenimento, dependendo do grau de seu interesse pelo tema da paralisia do sono, The Nightmare pode se tornar extremamente monótono, repetitivo e cansativo. Sugerimos que tome cuidado para não adormecer enquanto assiste um documentário sobre sono.



Nenhum comentário:

Postar um comentário