segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

VOCÊ É UMA ALMA ANTIGA? DESCUBRA

VOCÊ É UMA ALMA ANTIGA? DESCUBRA
Se você tem a estranha sensação de que nasceu na época errada;
Sente-se como se fosse alguém mais velho em um corpo novo;
Acredita que no passado as coisas eram muito melhores;
Possui fascínio por uma época que nunca viveu, ao ponto de adorar roupas, a arquitetura de casas, móveis, músicas, comportamento e tudo que diz respeito a uma época passada... Então você pode se considerar como tendo uma alma antiga.

O conceito de alma antiga pertence a sabedoria oriental, a tradição chinesa que classifica as almas entre “almas velhas” e “almas novas”. Para a religião taoísta as almas voltam à terra para ganharem experiências e evoluírem até estarem prontas para o Tao, espécie  de paraíso, onde estão as almas evoluídas. Para esta filosofia as almas possuem 5 idades, dando às almas percepções, conhecimento, experiências, sensibilidades, cada vez mais profundas de acordo com suas idades.

Nesse sentido, para alguns, até mesmo a aparência física de uma pessoa pode ser um sinal de uma vida passada. Mas tudo pode ser apenas mera coincidência.






Há também famosos e sua curiosa semelhança com pessoas do passado.






Deixando o aspecto religioso de lado, que exige que acreditemos na crença em reencarnação, a expressão “alma antiga” parece caber como uma luva àquelas pessoas que, por algum motivo, se identificam com uma época passada que não viveram, seja por meio de cortes de cabelo, modelos de roupas, predileção por músicas antigas etc. Muitas pessoas chegam  a conceber imagens de épocas passadas ao ouvirem músicas antigas, a lerem livros de histórias que se passam em épocas passadas, ou a verem casarões antigos. Será apenas imaginação?

Todos concordam de que a época em que se vive possui profunda influência no modo de agir e pensar de uma pessoa, de tal modo que nos leva a conceber as pessoas como frutos de sua época, com valores, ideais, preconceitos, sentimentos, etc. pertencentes a sua época, o que torna muito mais curioso o fato de algumas pessoas preferirem épocas passadas, não vividas por elas, como modelo para suas vidas. Será apenas uma questão de gosto?

Mas pode-se explicar tal comportamento sem recorrer a crença em vidas passadas?

Claro que sim. Sabemos que a imaginação humana não tem limites, criando falsas memórias e sempre idealizando o passado em detrimento do presente, o que parece ser um hábito bastante comum a cada geração, com cada geração argumentando que o presente representa a degradação de ideais, comportamentos, valores, enquanto alguma data passada será visto como o auge. Pergunte para alguém mais velho, e você comprovará o que aqui é dito por meio de suas respostas.


Amy Winehouse

Há também o fato de que criações artísticas, como a boa música, roupas, cortes de cabelo, podem transcender ao tempo, ou como se diz “não tem idade”, atraindo por sua beleza pessoas do presente, e criando o que se tem chamado de modas retrô, ou vintage. Nesse sentido, podemos lembrar de Amy Winehouse e seu gosto por modelo de cabelo dos anos de 1950 e Lana del Rey com sua predileção pelo visual dos anos 1960.

Quanto a Lana del Rey, uma curiosidade: ela possui uma sósia, a ex esposa de Elvis Presley, Pricila Presley, demonstrando mais uma coincidência de semelhanças fisionômicas.

Lana del Rey
Elvis e Pricila Presley
À Esquerda, Pricila Presley, e a Direita, Lana del Rey

Quanto ao sentimento de se sentir mais velho do que aparenta. Pode-se explicar pelo fato de que a maturidade, o aprendizado, está muito mais ligada a intensidade das experiências vividas do que ao tempo ou a quantidade delas. Fazendo com que algumas pessoas possam ter mais maturidade do que pessoas mais velhas do que elas.

E você se considera como uma “alma antiga”?


Nenhum comentário:

Postar um comentário